Projeto Social Pura Nutrição


O Projeto Pura Nutrição consiste em auxiliar na nutrição das crianças mais carentes do sistema educacional público do Município de Alto Paraíso GO. Faz parte da filosofia da Organização Paraíso dos Pândavas unir a ajuda direta com a capacitação daqueles sendo ajudados (acreditamos em dar a vara com o peixe!) Assim, em nossas conversas com o governo municipal de Alto Paraíso, evidenciou-se a necessidade de ajudarmos diretamente na dieta de crianças do Município. No início, atendíamos as crianças que participam do PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil . Esse programa foi implantado no município justamente para ajudar as crianças mais carentes da região que não tinham outra fonte de alimentação fixa salvo a da merenda escolar. Assim criou-se um segundo turno com outra merenda, e também tirando-as da rua. Então aquelas crianças que participam do turno matinal na escola, participam do PETI à tarde, e vice-versa. Ao todo foram escolhidos 270 crianças. Apesar de não estarem sujeitos a fome, devido às restrições orçamentárias a dieta dessas crianças ainda é pobre do ponto de vista nutricional. Concluímos que a simples introdução de arroz integral orgânico já seria suficiente para garantir uma excelente nutrição a essas crianças, visto que o município já dispõem de meios para obter legumes (comprados e retirados da horta da escola) e proteína de soja. O programa foi tão bem sucedido, porém, que foi expandido para incluir TODAS as crianças do sistema escolar público do Município! Agora estamos doando 110Kg de arroz mensais. Além do mais, estamos gradualmente substituindo o açúcar branco pelo açúcar mascavo orgânico. Para ajudar nesse processo, estamos doando mensalmente 10kg de açúcar mascavo orgânico.

O arroz não-industrializado ou integral é aquele que mantém suas qualidades nutritivas, energéticas e vitais completas, pois contêm a película interna (endocarpo), rica em vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas, qualidades que são perdidas no processo de refinamento convencional. Em termos de benefícios à saúde, o arroz integral contém três vezes mais fibras do que o industrializado, e também possui cinco vezes mais vitamina E, e, quatro vezes mais magnésio. Oferece, ainda, mais vitamina B, cálcio, ferro, fósforo e potássio do que o arroz branco. Porém, uma das principais vantagens do arroz integral é que ele possui centenas de fitoquímicos, nutrientes antioxidantes, que estão sendo estudados pela capacidade que apresentam na prevenção de doenças. O consumo regular de arroz integral em conjunto com uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e sem gorduras saturadas e açúcar, álcool e produtos químicos, contribui de modo decisivo para a melhoria da condição geral de saúde, beneficiando todo o sistema digestivo, circulatório e cardiovascular, desintoxicando o organismo, purificando o sangue e auxiliando no tratamento da prisão de ventre e inflamações cutâneas; aumenta a resistência imunológica e orgânica.

Aqui está uma foto da ex-Secretária de Educação de Alto Paraíso, Profa. Lívia Rinco, recebendo de nós o primeiro lote mensal de 100kg de arroz integral orgânico, em Novembro de 2004:

Em Agosto de 2006 ultrapassamos a marca de 2 toneladas de arroz entregue!

Clique aqui para baixar uma cópia do ofício da Secretaria de Educação agradecendo a ajuda da ONG Paraíso dos Pândavas.

Nossas Acomodações

Clique aqui para ver nossas acomodações!

 


Desenvolvimento: VixCenter ® 2004 • Brasília • DF